Cadernos colaborativos: experiência de co-criação e formação em saúde
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Liberman, Flavia (Autor)
- Moraes, Marcia Machado de (Autor)
- Maximino, Viviane Santalucia (Autor)
Título
Cadernos colaborativos: experiência de co-criação e formação em saúde
Resumo
Processos de ensino-aprendizagem trazem inúmeros desafios, exigindo dos educadores reflexão constante sobre os modelos que os orientam. Além dos desafios técnicos, encontramos na formação em saúde a necessidade de desenvolver reflexão sobre conceitos e contextos, trabalho em equipe, escuta, sensibilidade, entre outros. Neste artigo, apresentamos os Cadernos Colaborativos enquanto dispositivo de produção e acompanhamento do processo formativo-criativo de alunos de graduação de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de São Paulo. Tal experiência consistiu na produção dos Cadernos e na realização de narrativas pelos estudantes, no diário e ensaio fotográfico da pesquisadora. Possibilitou uma interferência neste grupo envolvendo diferentes linguagens: escrita, desenho, colagem, pintura etc., e nos levou a diferentes problematizações, entre elas: a potência deste dispositivo enquanto registro, elaboração e produção de pensamento, além dos embates provocados pela proposta colaborativa e em co-criação e questões que emergiram em relação à formação do profissional de saúde com seus desafios, potências e contradições.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
15
Edição
1
Páginas
133-156
Data
17-10-2019
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Título curto
Cadernos Colaborativos
Data de acesso
30/05/2024 19:50
Catálogo de biblioteca
Direitos
Copyright (c) 2019 Mnemosine
Extra
Number: 1
Citation 'apa'
Liberman, F., Moraes, M. M. de, & Maximino, V. S. (2019). Cadernos colaborativos: experiência de co-criação e formação em saúde. Mnemosine, 15(1), 133–156. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/45979/30921
Citation 'abnt'
LIBERMAN, F.; MORAES, M. M. DE; MAXIMINO, V. S. Cadernos colaborativos: experiência de co-criação e formação em saúde. Mnemosine, v. 15, n. 1, p. 133–156, 17 out. 2019.
Ligação para este recurso