A composição dos elementos: uma tradução do “De Mixtione Elementorum” de Tomás de Aquino
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Amatuzzi, Mauro Martins (Autor)
Título
A composição dos elementos: uma tradução do “De Mixtione Elementorum” de Tomás de Aquino
Resumo
Apresenta-se tradução para o português - e original latino conforme edição crítica - de texto de Tomás de Aquino sobre a composição dos elementos. O interesse daquele texto medieval para a história da psicologia é que coloca as bases teóricas sobre as quais será concebida a estrutura mais complexa do ser humano, segundo seu autor. Os elementos materiais simples existem no todo de um corpo composto a partir deles. Neste mesmo caminho será compreendida, em outros textos, a composição constitutiva dos seres vivos – num segundo estágio de complexidade - e a composição do ser humano onde o espírito se manifesta mais claramente, num terceiro estágio. Os elementos simples encontram-se no composto não em sua plena atualidade como quando isolados, mas virtualmente, ou seja, trazendo sua virtude para um todo maior que os integra. Comentários hermenêuticos explicitam sua importância para uma psicologia segundo a concepção de Tomás de Aquino.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
6
Páginas
78-88
Data
01-04-2004
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
A composição dos elementos
Data de acesso
22/09/2023 00:36
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Amatuzzi, M. M. (2004). A composição dos elementos: uma tradução do “De Mixtione Elementorum” de Tomás de Aquino. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 6, 78–88. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6788
Citation 'abnt'
AMATUZZI, M. M. A composição dos elementos: uma tradução do “De Mixtione Elementorum” de Tomás de Aquino. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 6, p. 78–88, 4 jan. 2004.
Ligação para este recurso