Psicologia escolar e persistências do colonialismo no cotidiano educacional
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Pfeil, Flávia Maria Cavallo (Autor)
- Zamora, Maria Helena Rodrigues Navas (Autor)
Título
Psicologia escolar e persistências do colonialismo no cotidiano educacional
Resumo
RESUMO O presente artigo tem como proposta refletir sobre alguns efeitos das persistências colonialistas na educação. Colocando em questão a hegemonia cultural imposta pelo eurocentrismo, intrinsecamente racista e reproduzida nas instituições educacionais, foram analisadas algumas de suas implicações no processo de ensino/aprendizagem e sociabilidade de estudantes da educação básica da rede pública de ensino no Brasil. Para tanto, traçamos algumas das linhas de força que constituem e sustentam a lógica educacional vigente, a partir da interlocução com Gregório Baremblitt, René Lourau e Michel Foucault, assim como estudiosos dos impactos de processos violentos de colonização, como Frantz Fanon, Anibal Quijano, Catherine Walsh, Vera Candau e Paulo Freire e, ainda, autores que tratam de historiografar a educação pública no Brasil, como Gaudêncio Frigotto. Esta análise deflagra a colonialidade que constitui nossa educação escolar, contribuindo para a superação de abordagens psicológicas individualizantes no ambiente escolar.
Título da publicação
Psicologia Escolar e Educacional
Volume
25
Páginas
e221972
Data
2021-12-06
Abreviatura do periódico
Psicol. Esc. Educ.
Idioma
pt
ISSN
2175-3539
Data de acesso
30/10/2024 22:07
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
Citation 'apa'
Pfeil, F. M. C., & Zamora, M. H. R. N. (2021). Psicologia escolar e persistências do colonialismo no cotidiano educacional. Psicologia Escolar e Educacional, 25, e221972. https://doi.org/10.1590/2175-35392021221972
Citation 'abnt'
PFEIL, F. M. C.; ZAMORA, M. H. R. N. Psicologia escolar e persistências do colonialismo no cotidiano educacional. Psicologia Escolar e Educacional, v. 25, p. e221972, 6 dez. 2021.
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