O conceito de loucura no romance de Machado de Assis “Quincas Borba”
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Peres, Sávio Passafaro (Autor)
- Massimi, Marina (Autor)
Título
O conceito de loucura no romance de Machado de Assis “Quincas Borba”
Resumo
Este artigo procura reconhecer e avaliar a concepção de loucura no romance Quincas Borba, de Machado de Assis. Para isso, analisamos o desenvolvimento da loucura em Rubião, o protagonista do romance. As análises foram feitas em duas etapas. Em primeiro momento, comparamos as concepções de loucura presentes no romance com as teorias de psiquiatras do século XIX. Em um segundo momento, buscamos compreender a loucura tendo como parâmetro a própria obra do autor, apoiando nas idéias presentes no conto "O espelho". O resultado das análises é que Machado de Assis não apenas se apropriou das teorias psiquiátricas da época, como foi além tratando a loucura dentro da dinâmica do homem com o seu meio social.
Título da publicação
Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line
Volume
4
Edição
2
Páginas
238-252
Data
11/2007
Idioma
Português
ISSN
1677-0358
URL
Data de acesso
30/07/2024 17:15
Catálogo de biblioteca
Extra
Publisher: Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental
Citation 'apa'
Peres, S. P., & Massimi, M. (2007). O conceito de loucura no romance de Machado de Assis “Quincas Borba”. Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line, 4(2), 238–252. https://biblat.unam.mx/hevila/Latinamericanjournaloffundamentalpsychopathology/2007/vol4/no2/9.pdf
Citation 'abnt'
PERES, S. P.; MASSIMI, M. O conceito de loucura no romance de Machado de Assis “Quincas Borba”. Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line, v. 4, n. 2, p. 238–252, 2007.
Ligação para este recurso