Políticas de comunidade: práticas engendradas numa escola de educação profissional
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Gotardo, Suzana Maria (Autor)
- Heckert, Ana Lúcia Coelho (Autor)
Título
Políticas de comunidade: práticas engendradas numa escola de educação profissional
Resumo
Este artigo visa analisar as práticas produzidas sob o signo “comunidade” numa escola da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica localizada no interior do Espírito Santo. Partindo da perspectiva genealógica tecida por Foucault e da escuta de narrativas, tal como nos apresenta Benjamin, apresentamos três eixos de análise: a questão geográfica da comunidade; a comunidade pensada sob a lógica do indivíduo e a comunidade como interferência e vida partilhada. Os dados indicam que algumas práticas comunitárias podem reiterar a materialização de forças hegemônicas, tendendo a segmentar, individualizar, definir, localizar e cercear conexões singulares. Mas evidencia-se também um outro fazer-comunidade que trabalha para além de si e de suas fronteiras, que acolhe e cuida da vida-Outra.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
12
Edição
2
Páginas
113-131
Data
26-12-2016
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Título curto
Políticas de comunidade
Data de acesso
30/05/2024 19:45
Catálogo de biblioteca
Direitos
Copyright (c) 2019 Mnemosine
Extra
Number: 2
Citation 'apa'
Gotardo, S. M., & Heckert, A. L. C. (2016). Políticas de comunidade: práticas engendradas numa escola de educação profissional. Mnemosine, 12(2), 113–131. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41656/pdf_365
Citation 'abnt'
GOTARDO, S. M.; HECKERT, A. L. C. Políticas de comunidade: práticas engendradas numa escola de educação profissional. Mnemosine, v. 12, n. 2, p. 113–131, 26 dez. 2016.
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