Cuidar em oncologia: uma experiência para além do sofrimento

Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
Título
Cuidar em oncologia: uma experiência para além do sofrimento
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica que buscou compreender a experiência de profissionais da saúde no cuidado a pacientes oncológicos. Foram realizados encontros individuais de natureza dialógica com nove profissionais das áreas de Medicina, Psicologia, Farmácia, Enfermagem, Terapia Ocupacional e Serviço Social que atuam no ambulatório de quimioterapia de um hospital universitário. Após cada encontro a pesquisadora redigiu uma narrativa na qual incluiu elementos significativos da experiência de cada participante, acrescidos de suas próprias impressões. A análise do conjunto de narrativas permitiu concluir que, para além do sofrimento e do desgaste vivenciado pelos profissionais, a experiência de cuidado em Oncologia é também gratificante, contribui para o crescimento pessoal e profissional e implica no reconhecimento da importância de seu papel profissional. Tais elementos fazem com que a atuação nesta área, vista por muitos como desafiadora, seja significada por estes profissionais como uma escolha.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
31
Páginas
237-258
Data
01-10-2016
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
Cuidar em oncologia
Data de acesso
09/06/2024 16:59
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Oliveira, A. E. G. de, & Cury, V. E. (2016). Cuidar em oncologia: uma experiência para além do sofrimento. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 31, 237–258. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6438/4025
Citation 'abnt'
OLIVEIRA, A. E. G. DE; CURY, V. E. Cuidar em oncologia: uma experiência para além do sofrimento. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 31, p. 237–258, 10 jan. 2016.