Formação em psicologia no Brasil: o período do currículo mínimo (1962-2004)
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Rudá, Caio (Autor)
- Coutinho, Denise (Autor)
- Filho, Naomar de Almeida (Autor)
Título
Formação em psicologia no Brasil: o período do currículo mínimo (1962-2004)
Resumo
Apresenta-se súmula histórica da formação em Psicologia no Brasil entre 1962 e 2004, focalizando o período do Currículo Mínimo. Examina-se a dimensão da formação, balizada pela trajetória socioeconômica e política do país e os debates sobre formação e profissionalização. Realizou-se leitura crítica de textos contemporâneos à consolidação da profissionalização e à expansão do ensino da Psicologia, além de documentos que resgatam a história desse movimento ou oferecem contextualização dessa dimensão. Encontrou-se flagrante descontentamento com a formação pré-determinada e uniforme para cursos de Psicologia; o Currículo Mínimo, dispositivo garantidor da uniformidade da formação, não respondia às exigências da sociedade. Inúmeras propostas apontavam para reformulação curricular como modo de alcançar transformações propostas para a formação. No auge desse processo, foram implantadas as Diretrizes Curriculares Nacionais em Psicologia, referencial normativo flexível, que reconhece a pluralidade do campo e estabelece orientações gerais para a formação.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
29
Páginas
59-85
Data
24-10-2015
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
Formação em psicologia no Brasil
Data de acesso
09/06/2024 16:06
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Rudá, C., Coutinho, D., & Filho, N. de A. (2015). Formação em psicologia no Brasil: o período do currículo mínimo (1962-2004). Memorandum: Memória e História em Psicologia, 29, 59–85. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6471/4058
Citation 'abnt'
RUDÁ, C.; COUTINHO, D.; FILHO, N. DE A. Formação em psicologia no Brasil: o período do currículo mínimo (1962-2004). Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 29, p. 59–85, 24 out. 2015.
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