A escuta suspensiva: chave operativa da entrevista fenomenológica
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Barreira, Cristiano Roque Antunes (Autor)
- Júnior, Achilles Gonçalves Coelho (Autor)
Título
A escuta suspensiva: chave operativa da entrevista fenomenológica
Resumo
Na Psicologia, a centralidade da escuta se apresenta como uma questão epistemológica e prática, sendo discutida no âmbito da psicologia fenomenológica e, enquanto escuta suspensiva, como dispositivo que dispara e desenvolve a entrevista como sua chave operativa. Trata-se de uma articulação teórica na perspectiva da fenomenologia clássica de Edmund Husserl, que exige considerar a esfera transcendental e a antropologia resultante das reduções intersubjetivas realizadas pelo fundador da fenomenologia. Para a Psicologia, explicita a relação inerente entre pessoa e cultura, tema que coloca em questão os objetos e o modo de fazer pesquisa empírico-fenomenológica, bem como consequências para a clínica. Os resultados equivalem a uma sequência de análises fenomenológicas, partindo das análises preliminares da entrevista e da escuta, em seus momentos hiléticos e noéticos. A escuta suspensiva é operada como encontro de horizontes de expectativa, indicando sua complexidade e especificidades de sua execução.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
40
Páginas
1-20
Data
2023-12-25
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
A escuta suspensiva
Data de acesso
09/06/2024 17:30
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2023 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Barreira, C. R. A., & Júnior, A. G. C. (2023). A escuta suspensiva: chave operativa da entrevista fenomenológica. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 40, 1–20. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2023.41146
Citation 'abnt'
BARREIRA, C. R. A.; JÚNIOR, A. G. C. A escuta suspensiva: chave operativa da entrevista fenomenológica. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 40, p. 1–20, 25 dez. 2023.
Ligação para este recurso