O Protagonismo de Helena Antipoff no Movimento da Educação pela Arte no Brasil
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Almeida, Marilene Oliveira (Autor)
- Campos, Regina Helena de Freitas (Autor)
Título
O Protagonismo de Helena Antipoff no Movimento da Educação pela Arte no Brasil
Resumo
Este artigo contextualiza a participação da psicóloga e educadora russo-brasileira Helena Antipoff no Movimento da Educação através da Arte no Brasil, que se configurou pela apropriação das ideias do inglês Herbert Read, influenciadas pelos princípios da Escola Nova e das vertentes artísticas modernistas que circularam internacionalmente desde fins do século XIX. Os resultados da análise de conteúdo em fontes primárias indicaram que a proposta de educação artística de Antipoff fundamentava-se na psicologia, no interesse dos alunos e na valorização do trabalho manual. Destaca-se o protagonismo de Antipoff em integrar a arte na educação com objetivo de conciliar o desenvolvimento psíquico, social e cultural dos alunos, com o apoio de uma rede de colaboradores, entre eles o artista Augusto Rodrigues, criador da Escolinha de Arte do Brasil (1948). Conclui-se que a concepção de Antipoff relaciona-se com a teoria histórico-cultural de Vigotski, que propunha ser tarefa básica da educação estética aproximar arte e vida.
Título da publicação
Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Volume
20
Edição
1
Páginas
76-96
Data
2021-07-21
Idioma
Português
ISSN
2447-2484
Data de acesso
19/07/2024 22:49
Catálogo de biblioteca
periodicos.unb.br
Direitos
Copyright (c) 2021 Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte
Extra
Number: 1
Citation 'apa'
Almeida, M. O., & Campos, R. H. de F. (2021). O Protagonismo de Helena Antipoff no Movimento da Educação pela Arte no Brasil. Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, 20(1), 76–96. https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/38978/30444
Citation 'abnt'
ALMEIDA, M. O.; CAMPOS, R. H. DE F. O Protagonismo de Helena Antipoff no Movimento da Educação pela Arte no Brasil. Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, v. 20, n. 1, p. 76–96, 21 jul. 2021.
Ligação para este recurso