Os estudos cognitivos da memória de Jean Piaget e Barbel Inhelder

Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
Título
Os estudos cognitivos da memória de Jean Piaget e Barbel Inhelder
Resumo
O objetivo do artigo é revisitar um tema que inadequadamente é considerado secundário nos estudos piagetianos, a saber: a memória. Nosso foco será revitalizar textos sobre esta temática produzidos por Jean Piaget e colaboradores, principalmente Barbel Inhelder, como os livros Intelligence et Mémoire e L’image mentale chez l’enfant. Para além de sua importância histórica, estes textos são intelectualmente instigantes de diversas maneiras. Primeiro, eles propõem uma teoria geral da memória, que está coordenada com outros conceitos da epistemologia genética, tais quais: imagem mental e esquemas operativos. Ademais, em nossa hipótese, esses textos são contribuições importantes para os estudos da memória. Assim, este artigo considera que as teses de Piaget são ainda atuais e podem contribuir para o entendimento da memória humana.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
31
Páginas
38-55
Data
01-10-2016
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
09/06/2024 16:59
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Ericeira, R. C. dos S., & Parrat-Dayan, S. (2016). Os estudos cognitivos da memória de Jean Piaget e Barbel Inhelder. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 31, 38–55. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6428/4015
Citation 'abnt'
ERICEIRA, R. C. DOS S.; PARRAT-DAYAN, S. Os estudos cognitivos da memória de Jean Piaget e Barbel Inhelder. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 31, p. 38–55, 10 jan. 2016.