Entre história e filosofia: em torno da significação filosófica da história da filosofia
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Ribeiro, Guilherme Almeida (Autor)
Título
Entre história e filosofia: em torno da significação filosófica da história da filosofia
Resumo
Partindo da constatação de que, no âmbito universitário, o estudo da história da filosofia é o caminho comumente privilegiado na aproximação aos temas e problemáticas filosóficas, o artigo tece algumas considerações em torno das conseqüências desta verificação para a própria filosofia. Ao mesmo tempo em que critica a significação hegeliana da história da filosofia, expõe e defende um procedimento metodológico que, ao retirar do discurso filosófico a função de lei ordenadora dos demais discursos, faz do seu estudo algo intenso e vivo — e não meramente objeto de fidelidade e probidade filológicas. Para tal fim, utiliza-se do conceito de pedagogia do conceito, referido ao percurso do filósofo Gilles Deleuze.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
2
Edição
2
Páginas
87-105
Data
30-12-2006
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Título curto
Entre História e Filosofia
Data de acesso
03/09/2023 19:01
Catálogo de biblioteca
Direitos
Direitos autorais 2019 Mnemosine
Citation 'apa'
Ribeiro, G. A. (2006). Entre história e filosofia: em torno da significação filosófica da história da filosofia. Mnemosine, 2(2), 87–105. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41410/pdf_79
Citation 'abnt'
RIBEIRO, G. A. Entre história e filosofia: em torno da significação filosófica da história da filosofia. Mnemosine, v. 2, n. 2, p. 87–105, 30 dez. 2006.
Ligação para este recurso