Psicoterapia e personalidade: impacto da interação entre terapeuta e paciente na avaliação de resultados
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Jardim, Adriano Pereira (Autor)
- Gomes, William Barbosa (Autor)
Título
Psicoterapia e personalidade: impacto da interação entre terapeuta e paciente na avaliação de resultados
Resumo
O objetivo deste estudo foi descrever a história da avaliação de resultados em psicoterapia, destacando as contribuições e limitações das áreas de efetividade e eficácia. A partir das pesquisas apresentadas, focou-se na importância da relação terapêutica como principal fator para os resultados e na influência de características de personalidade de pacientes e de terapeutas para os resultados. Duas alternativas de pesquisa em personalidade no contexto psicoterápico foram abordadas: a abordagem eclética, através dos estilos cognitivos, e a associação entre traços de personalidade e resultados percebidos. Os dados em ambas as perspectivas indicaram as dificuldades de pesquisar influências da personalidade nos resultados e configuraram a necessidade de pesquisas com metodologias alternativas às experimentais para o tema. As pesquisas descritas reforçam o argumento de que a personalidade é um fator importante para a relação terapêutica sendo, portanto, um componente do processo de cura e melhora psicológica nos tratamentos.
Título da publicação
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
Volume
2
Edição
1
Páginas
02-11
Data
06/2009
Idioma
Português
ISSN
1983-8220
Título curto
Psicoterapia e personalidade
Data de acesso
10/09/2024 18:24
Catálogo de biblioteca
Extra
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Citation 'apa'
Jardim, A. P., & Gomes, W. B. (2009). Psicoterapia e personalidade: impacto da interação entre terapeuta e paciente na avaliação de resultados. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 2(1), 02–11. https://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v2n1/v2n1a02.pdf
Citation 'abnt'
JARDIM, A. P.; GOMES, W. B. Psicoterapia e personalidade: impacto da interação entre terapeuta e paciente na avaliação de resultados. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 2, n. 1, p. 02–11, 2009.
Ligação para este recurso