Médicos educadores: revendo contribuições à educação e à psicologia
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Leal, Daniela (Organizador)
Título
Médicos educadores: revendo contribuições à educação e à psicologia
Resumo
A contribuição dos médicos à educação infanto-juvenil pode ser observada ao longo dos tempos, principalmente quando eles se dedicaram à procura de respostas aos desafios que lhes eram impostos: crianças misturadas a diversas anomalias em locais que abrigavam todo tipo de doente; dificuldades apresentadas pelas crianças durante os períodos escolares; percepção da pouca importância dada à pedagogia em conjunto com a medicina para o desenvolvimento e a aprendizagem; necessidade de criação de métodos e/ou testes para compreensão do diagnóstico dado a cada criança, entre outros. Apesar de, muitas vezes, a prática médico-pedagógica ter sido concebida como uma forma de evitar a “germinação de criminosos e desajustados”, ou mesmo como uma vertente preocupada com questões eugênicas e higienizadoras, nota-se que alguns médicos se destacaram ao longo da história com propostas inovadoras à educação, desmistificando a relação citada e garantindo o desenvolvimento e a aprendizagem de muitas crianças em instituições ou nos espaços escolares.
Volume
1
Número da edição
1
Lugar
São Paulo
Editor
Edições Loyola
Data
2020-01-15
# de páginas
208
Idioma
Português
ISBN
978-85-15-04642-3
Título curto
Médicos educadores
Catálogo de biblioteca
Amazon
Citation 'apa'
Leal, D. (Org.). (2020). Médicos educadores: revendo contribuições à educação e à psicologia (1o ed, Vol. 1). Edições Loyola.
Citation 'abnt'
LEAL, D. (ED.). Médicos educadores: revendo contribuições à educação e à psicologia. 1. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2020. v. 1
Ligação para este recurso
Relações