Resgate da teoria de motivação de Joseph Nuttin
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Sampaio, Jáder dos Reis (Autor)
Título
Resgate da teoria de motivação de Joseph Nuttin
Resumo
Joseph Nuttin foi um psicólogo belga, influente em seu tempo, que tratou o comportamento humano como uma função de relação entre a representação interna e o ambiente externo tal qual é percebido e vivido. Ele desenvolveu uma teoria complexa de motivação, ao mesmo tempo cognitivista e fenomenológica. Este trabalho é um esforço de síntese desta teoria interacionista, que focaliza os projetos de ação construídos pelas pessoas em seu ambiente. O sujeito interage com o objeto a partir de três formas de contato, a física, a cognitiva e a interpessoal ou social. Nuttin recusa-se a reduzir o homem a esquemas simplificados de reforçamento ou à mera reação a necessidades ou a impulsos internos, demandando uma abordagem compreensiva e interativa com o sujeito. Esta teoria, ao mesmo tempo em que aborda o homem com sua subjetividade, põe limites ao desejo subjacente de se manipulá-lo através do mero controle de contingências ou da administração da satisfação de necessidades, demandando uma interação singular e dialógica com o empregado como condição para o estabelecimento de políticas e programas.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
18
Páginas
84-94
Data
2010-04-23
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
06/06/2024 22:48
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Sampaio, J. dos R. (2010). Resgate da teoria de motivação de Joseph Nuttin. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 18, 84–94. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6641/4215
Citation 'abnt'
SAMPAIO, J. DOS R. Resgate da teoria de motivação de Joseph Nuttin. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 18, p. 84–94, 23 abr. 2010.
Ligação para este recurso