Releitura de textos de Tomás de Aquino visando a construção de um pensamento psicológico
Tipo de recurso
            
        Autor ou contribuidor
                    - Amatuzzi, Mauro Martins (Autor)
 
Título
            Releitura de textos de Tomás de Aquino visando a construção de um pensamento psicológico
        Resumo
            Estudo teórico que começa no campo da história das idéias psicológicas. Investiga como Tomás de Aquino constrói seu pensamento no que diz respeito ao que hoje chamaríamos de psicologia. A leitura que foi feita de seus textos buscou o sentido de suas afirmações, e de suas construções, mais do que suas fórmulas. Foram encontradas três raízes para essa construção do pensamento psicológico: uma abertura para outras fontes de significado além da razão instrumental, o envolvimento com o movimento da inquietação humana, e a confiança na linguagem comum, expressiva do experimento semântico coletivo da humanidade. Esse pensamento psicológico deve clarear nosso modo de falar sobre a alma, examinar como as operações da alma se apresentam na trama da ação humana, e mostrar o sentido dos símbolos históricos do caminhar humano.
        Título da publicação
            Memorandum: Memória e História em Psicologia
        Volume
            5
        Páginas
            42-54
        Data
            01-10-2003
        Idioma
            Português
        ISSN
            1676-1669
        Data de acesso
            22/09/2023 00:34
        Catálogo de biblioteca
            periodicos.ufmg.br
        Direitos
            Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
        Citation apa
            Amatuzzi, M. M. (2003). Releitura de textos de Tomás de Aquino visando a construção de um pensamento psicológico. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 5, 42–54. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6798/4370
Citation abnt
            AMATUZZI, M. M. Releitura de textos de Tomás de Aquino visando a construção de um pensamento psicológico. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 5, p. 42–54, 10 jan. 2003. 
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