Ideais das crianças mineiras no século XX: mudanças e continuidades
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Lourenço, Érika (Autor)
- Jinzenji, Mônica Yumi (Autor)
Título
Ideais das crianças mineiras no século XX: mudanças e continuidades
Resumo
Foi feita, em 1998, a réplica de uma pesquisa realizada entre 1929 e 1944 por Helena Antipoff e em 1993 por Regina Helena de Freitas Campos, com o objetivo de investigar o impacto, nos ideais das crianças de Belo Horizonte, da ênfase que a mídia vem dando ao consumismo na sociedade contemporânea. Um questionário aberto foi aplicado a 307 crianças (151 meninas e 156 meninos) da quarta série das escolas públicas e particulares de Belo Horizonte. Os dados referentes aos ideais destas crianças foram submetidos à análise de conteúdo, por gênero, e comparados com os dados das pesquisas anteriores. Foi comprovada a hipótese de que os valores transmitidos pela mídia vêm contribuindo para mudanças nos ideais infantis ao longo do século.
Título da publicação
Psicologia: Teoria e Pesquisa
Volume
16
Edição
1
Páginas
41-48
Data
2000-04
Abreviatura do periódico
Psic.: Teor. e Pesq.
Idioma
Português
ISSN
0102-3772, 1806-3446
Título curto
Ideais das crianças mineiras no século XX
Data de acesso
02/09/2024 23:13
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Citation 'apa'
Lourenço, É., & Jinzenji, M. Y. (2000). Ideais das crianças mineiras no século XX: mudanças e continuidades. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 16(1), 41–48. https://doi.org/10.1590/S0102-37722000000100006
Citation 'abnt'
LOURENÇO, É.; JINZENJI, M. Y. Ideais das crianças mineiras no século XX: mudanças e continuidades. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 16, n. 1, p. 41–48, abr. 2000.
Ligação para este recurso