O conceito de percepção para Alexander Luria e a controvérsia com Kurt Koffka
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Costa, Eduardo Moura da (Autor)
Título
O conceito de percepção para Alexander Luria e a controvérsia com Kurt Koffka
Resumo
O presente artigo tem como objetivo retomar a concepção de Luria sobre fenômenos perceptivos. Para este autor, alguns processos perceptivos teriam uma base fisiológica, já outros se alterariam com o desenvolvimento cultural. A aprendizagem da linguagem e o desenvolvimento do pensamento conceitual modificariam substancialmente essa função. A percepção da realidade seria acompanhada pelo significado e pelo sentido. Desse modo, ela é entendida como sendo a expressão das relações dinâmicas entre os sistemas psicológicos. Para discutirmos tais questões, utilizamos como ponto de partida a controvérsia entre os resultados dos experimentos realizados por Luria e Koffka nas expedições à Ásia Central. O primeiro tinha como objetivo constatar os efeitos das mudanças culturais nos processos psicológicos, dentre eles a percepção, e o segundo teve como finalidade investigar suas formas universais. Apresentamos uma hipótese para a divergência nas formas de interpretação. Por fim, mencionamos outros métodos de investigação que corroboram essa explicação do fenômeno perceptivo.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
32
Páginas
14-32
Data
01-04-2017
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
09/06/2024 17:00
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Costa, E. M. da. (2017). O conceito de percepção para Alexander Luria e a controvérsia com Kurt Koffka. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 32, 14–32. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6445/4032
Citation 'abnt'
COSTA, E. M. DA. O conceito de percepção para Alexander Luria e a controvérsia com Kurt Koffka. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 32, p. 14–32, 4 jan. 2017.
Ligação para este recurso