Fontes para difusão das idéias psicológicas em Minas Gerais entre 1830 e 1930
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Nepomuceno, Denise Maria (Autor)
- Campos, Regina Helena de Freitas (Autor)
Título
Fontes para difusão das idéias psicológicas em Minas Gerais entre 1830 e 1930
Resumo
Essa pesquisa apresenta um levantamento bibliográfico de fontes de difusão das idéias psicológicas em Minas Gerais entre 1830 e 1930. As palavras-chave utilizadas foram: psicologia, psychologia, moral, moraes, moralidade, hygiene, higiene, aluno, estudante, alumnos, professor, mestre, educador, manual, programas, programmas, inteligência, instrução, educação e escola. Bibliotecas pesquisadas: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Sistema de Bibliotecas da UFMG e suas Coleções especiais, Biblioteca da UFSJ e suas obras raras, Biblioteca Municipal de São João Del Rey e Sistema de Bibliotecas da PUC-MG. Os 244 títulos localizados foram analisados por idioma, acervos e datas. O acervo com o maior número de títulos foi a Biblioteca Pública, com 53,79% da pesquisa bibliográfica. Os idiomas encontrados foram o francês, português, espanhol e inglês. O número de publicações aumenta a partir de 1920, o que pode ser explicado pelas reformas de ensino então realizadas e pelo próprio desenvolvimento cultural do país.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
6
Páginas
114-123
Data
01-04-2004
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
22/09/2023 00:36
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Nepomuceno, D. M., & Campos, R. H. de F. (2004). Fontes para difusão das idéias psicológicas em Minas Gerais entre 1830 e 1930. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 6, 114–123. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6790/4362
Citation 'abnt'
NEPOMUCENO, D. M.; CAMPOS, R. H. DE F. Fontes para difusão das idéias psicológicas em Minas Gerais entre 1830 e 1930. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 6, p. 114–123, 4 jan. 2004.
Ligação para este recurso