A paz pela escola e as contribuições da Psicologia para os ideais da pedagogia pacificadora
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Loureiro, Clarice Moukachar Batista (Autor)
- Assis, Raquel Martins de (Autor)
Título
A paz pela escola e as contribuições da Psicologia para os ideais da pedagogia pacificadora
Resumo
O artigo apresenta um conjunto de discussões sobre as relações entre educação para a paz e psicologia elaboradas, ao final da década de 1920, por pesquisadores ligados ao Instituto Jean-Jacques Rousseau/Suíça. A partir do método descritivo-analítico, destacamos as teorias e técnicas levantadas ao longo da conferência A paz pela escola realizada em 1927 pelo Bureau Internacional de Educação, órgão ligado ao Instituto. Demonstramos como os conferencistas desse encontro conceberam a Psicologia como uma ciência central nas propostas de pedagogia pacificadora. Destacamos as concepções de Pierre Bovet sobre os instintos combativos e sociais, teoria psicológica que pretendia orientar o trabalho dos educadores que visavam a um ideal pacifista. Concebemos esse movimento como um projeto civilizatório, fundamentado, sobretudo, no conhecimento científico do ser humano. Para Pierre Bovet, a educação moral, social e religiosa deveria ser os três pilares da pedagogia pacificadora, contrapondo-se a outros cientistas da época, como Jean Piaget.
Título da publicação
Revista Educação em Questão
Volume
55
Edição
44
Páginas
74-98
Data
2017-07-26
Idioma
Português
ISSN
1981-1802
Data de acesso
31/08/2024 12:14
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufrn.br
Direitos
Copyright (c)
Extra
Number: 44
Citation 'apa'
Loureiro, C. M. B., & Assis, R. M. de. (2017). A paz pela escola e as contribuições da Psicologia para os ideais da pedagogia pacificadora. Revista Educação em Questão, 55(44), 74–98. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12193
Citation 'abnt'
LOUREIRO, C. M. B.; ASSIS, R. M. DE. A paz pela escola e as contribuições da Psicologia para os ideais da pedagogia pacificadora. Revista Educação em Questão, v. 55, n. 44, p. 74–98, 26 jul. 2017.
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