A psicologia e seus laboratórios na formação de professores mineiros
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Turci, Deolinda Armani (Autor)
- Vieira, Rita de Cássia (Autor)
Título
A psicologia e seus laboratórios na formação de professores mineiros
Resumo
Esse texto mostra a importância dos laboratórios de psicologia na formação docente no Estado de Minas Gerais, desde a institucionalização da psicologia no Brasil até a atualidade. Demonstrando a validade da temática, realizou-se pesquisa bibliográfica no campo da historiografia da psicologia mineira, enfatizando o campo educacional. Foram apresentados dois laboratórios do início do século XX: o Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Minas Gerais e o Laboratório de Psicologia e Pesquisas Educacionais Edouard Claparède. Marcando a continuidade desse trabalho nos dias de hoje, destaca-se também o Laboratório de Psicologia e Educação Helena Antipoff (LAPED) da Faculdade de Educação da UFMG. O estudo aponta, enfim, que estes laboratórios, se constituíram em espaços privilegiados de aproximação entre teoria e prática, além de serem essenciais ao desenvolvimento da psicologia enquanto ciência e profissão, se revelando ainda como locus especiais e de grande valia para a formação docente.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
6
Edição
2
Páginas
28-41
Data
09-12-2010
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Data de acesso
30/05/2024 19:38
Catálogo de biblioteca
Direitos
Copyright (c) 2019 Mnemosine
Extra
Number: 2
Citation 'apa'
Turci, D. A., & Vieira, R. de C. (2010). A psicologia e seus laboratórios na formação de professores mineiros. Mnemosine, 6(2), 28–41. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41500/pdf_185
Citation 'abnt'
TURCI, D. A.; VIEIRA, R. DE C. A psicologia e seus laboratórios na formação de professores mineiros. Mnemosine, v. 6, n. 2, p. 28–41, 12 set. 2010.
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