Instrumentos de avaliação do ambiente de aprendizagem da sala de aula: uma revisão da literatura

Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
Título
Instrumentos de avaliação do ambiente de aprendizagem da sala de aula: uma revisão da literatura
Resumo
Resumo: Nos últimos trinta anos, pesquisas internacionais têm se dirigido para o desenvolvimento e uso de instrumentos para avaliar o ambiente de aprendizagem da sala de aula a partir da perspectiva do aluno. Segundo Dorman (2002), a maioria das pesquisas tem sido conduzida nos Estados Unidos e na Austrália. Para Fraser (2002), as modalidades de pesquisa mais comuns são: associações entre os resultados dos alunos e o ambiente; avaliação de inovações educacionais; diferenças entre as percepções dos alunos e do professor de uma mesma sala de aula; determinantes do ambiente da sala de aula; uso de métodos de pesquisa qualitativos; e estudos transculturais. Essa revisão da literatura demonstra a riqueza de um campo de pesquisa que continua em evolução.
Título da publicação
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
Volume
10
Páginas
137-154
Data
2008-Jan-Jun
Abreviatura do periódico
Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte)
Idioma
Português
ISSN
1983-2117
Título curto
Instrumentos de avaliação do ambiente de aprendizagem da sala de aula
Data de acesso
27/08/2024 19:54
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Citation 'apa'
Matos, D. A. S., Cirino, S. D., & Leite, W. L. (2008). Instrumentos de avaliação do ambiente de aprendizagem da sala de aula: uma revisão da literatura. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 10, 137–154. https://doi.org/10.1590/1983-21172008100109
Citation 'abnt'
MATOS, D. A. S.; CIRINO, S. D.; LEITE, W. L. Instrumentos de avaliação do ambiente de aprendizagem da sala de aula: uma revisão da literatura. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 10, p. 137–154, jun. 2008.