Aprendizagens com signos trans - uma transetopoiese disruptiva
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Rocon, Pablo Cardozo (Autor)
- Barros, Maria Elizabeth Barros de (Autor)
- Rodrigues, Heliana de Barros Conde (Autor)
Título
Aprendizagens com signos trans - uma transetopoiese disruptiva
Resumo
Através de uma cartografia das linhas de formação, o artigo problematiza a hipótese, levantada pela literatura, da presença de uma insuficiência formativa dos trabalhadores da saúde como causa do desrespeito ao nome social, da discriminação e da patologização das identidades trans, que impedem o acesso dessa população aos serviços de saúde. Foram realizadas entrevistas gravadas em áudio com 7 (sete) trabalhadoras de um ambulatório do Processo Transexualizador do Sistema Único de Saúde (SUS) lotado em hospital universitário, e com 2 (dois) usuários. Analisa-se um conjunto de estratégias formativas que convergem para uma formação normalizadora que percorre linhas molares, nas quais os(as) trabalhadores(as) são disciplinados por protocolos e manuais de diagnóstico a aplicar as normas binárias de gênero e a heteronormatividade em seus processos de trabalho, produzindo a patologização das identidades trans e tornando seletivo o acesso aos serviços. A aposta feita no artigo é a de que o encontro com as pessoas trans pode fazer emergir aprendizados com signos que catalisam a experiência de uma arte de fazer-se trans, a qual culmina no mal-estar do desencontro com as verdades sobre gêneros e sexualidade. Sair de tal mal-estar supõe experimentar-se com tais signos - uma experimentação transetopoiética com a produção de um corpo com novos contornos, capaz de suportar a diferença que pede passagem, abrindo caminho para a produção de modos de viver e trabalhar com a saúde trans que afirmem a diferença.
Título da publicação
Educar em Revista
Volume
36
Data
2020-12-21
Abreviatura do periódico
Educ. rev.
Idioma
Português
ISSN
0104-4060, 1984-0411
Data de acesso
28/06/2024 16:30
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
Citation 'apa'
Rocon, P. C., Barros, M. E. B. de, & Rodrigues, H. de B. C. (2020). Aprendizagens com signos trans - uma transetopoiese disruptiva. Educar em Revista, 36. https://doi.org/10.1590/0104-4060.74656
Citation 'abnt'
ROCON, P. C.; BARROS, M. E. B. DE; RODRIGUES, H. DE B. C. Aprendizagens com signos trans - uma transetopoiese disruptiva. Educar em Revista, v. 36, 21 dez. 2020.
Ligação para este recurso