Da “Escola” ao “Círculo” de Vigotski: uma perspectiva historiográfica crítica
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Bovo, Ana Carolina de Lima (Autor)
- Kunzler, Ana Paula (Autor)
- Toassa, Gisele (Autor)
Título
Da “Escola” ao “Círculo” de Vigotski: uma perspectiva historiográfica crítica
Resumo
Discutir o contexto histórico de produção científica é tarefa para uma historiografica crítica das ciências que tem sido levada a cabo em relação à psicologia soviética. Assim, teve-se como objetivo discutir o conceito de Círculo de Vigotski (cunhado por Anton Yasnitsky) em oposição à ideia de Escola contida em trabalhos brasileiros, evidenciando as consequências disso no país. Procurou-se apreender as configurações deste Círculo no contexto histórico da URSS. Como método, resulta de uma pesquisa bibliográfica acerca do Círculo de Vigotski na obra de Anton Yasnitsky e sobre o contexto histórico da URSS, além de uma revisão bibliográfica em artigos e livros disponíveis no Google Acadêmico em língua portuguesa. Os resultados salientam que o conceito de Círculo de Vigotski evidenciaria uma dimensão dialógica e polifônica da pesquisa científica na psicologia soviética em oposição à ideia de “Escola de Vigotski” e a percepção de que a pesquisa era feita de forma centralizada e hierarquizada.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
36
Páginas
1-23
Data
2019-06-18
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
Da “Escola” ao “Círculo” de Vigotski
Data de acesso
09/06/2024 17:28
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2019 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Bovo, A. C. de L., Kunzler, A. P., & Toassa, G. (2019). Da “Escola” ao “Círculo” de Vigotski: uma perspectiva historiográfica crítica. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 36, 1–23. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2019.6842
Citation 'abnt'
BOVO, A. C. DE L.; KUNZLER, A. P.; TOASSA, G. Da “Escola” ao “Círculo” de Vigotski: uma perspectiva historiográfica crítica. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 36, p. 1–23, 18 jun. 2019.
Ligação para este recurso