A experiência de recordar em estudos da memória autobiográfica: aspectos fenomenais e cognitivos
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Gauer, Gustavo (Autor)
- Gomes, William Barbosa (Autor)
Título
A experiência de recordar em estudos da memória autobiográfica: aspectos fenomenais e cognitivos
Resumo
O presente estudo é uma breve incursão sobre o conceito e a função da memória em diferentes etapas da história das idéias psicológicas. O interesse histórico concentra-se no debate conceitual de memória como experiência de recordar para memória como desempenho de aprendizagem. A ênfase do argumento está no retorno à memória como experiência de recordar em estudos contemporâneos de memória autobiográfica. Memória autobiográfica é então definida como a recordação consciente de uma experiência pessoalmente vivida ou testemunhada, acompanhada de um senso de re-experiência do evento original, e da crença de que o episódio realmente aconteceu. Essa abordagem fenomênica recupera a experiência das qualidades como aquilo que permite a um indivíduo distinguir entre a lembrança de um evento passado e outros estados conscientes como o sonho e a imaginação. O estudo ressalta a contribuição cognitivista em trazer novamente ao centro da pesquisa psicológica a evidência da primeira pessoa (qualidades fenomênicas).
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
11
Páginas
102-112
Data
01-10-2006
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
A experiência de recordar em estudos da memória autobiográfica
Data de acesso
06/06/2024 22:45
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Gauer, G., & Gomes, W. B. (2006). A experiência de recordar em estudos da memória autobiográfica: aspectos fenomenais e cognitivos. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 11, 102–112. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6725/4298
Citation 'abnt'
GAUER, G.; GOMES, W. B. A experiência de recordar em estudos da memória autobiográfica: aspectos fenomenais e cognitivos. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 11, p. 102–112, 10 jan. 2006.
Ligação para este recurso