Contribuições para a construção da historiografia da Psicologia educacional e escolar no Brasil

Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
Título
Contribuições para a construção da historiografia da Psicologia educacional e escolar no Brasil
Resumo
Este artigo apresenta alguns dados sobre a história do campo de conhecimento e prática da Psicologia em sua relação com a educação no Brasil. Este estudo foi conduzido baseado no fundamento epistêmico-filosófico do materialismo histórico dialético e na nova história, utilizando fontes bibliográficas históricas e cinco relatos orais de personagens da Psicologia educacional e escolar. Os depoimentos e o material das fontes escritas constituíram o corpus documental, cuja organização seguiu a metodologia da história oral e da historiografia plural. Foi realizada análise descritivo-analítica compreendida em duas etapas: a) análise documental (fontes não orais) e b) construção de indicadores e núcleos de significação dos registros orais. A partir das análises, compôs-se uma periodização da história da Psicologia educacional e escolar brasileira por meio de marcos históricos que compreendeu as fases: 1) colonização, saberes psicológicos e educação (1500-1906), 2) a Psicologia em outros campos de conhecimento (1906-1930), 3) desenvolvimentismo - a Escola Nova e os psicologistas na educação (1930-1962), 4) A Psicologia educacional e a Psicologia do escolar (1962-1981), 5) o período da crítica (1981-1990), 6) a Psicologia educacional e escolar e a reconstrução (1990-2000) e 7) A virada do século: novos rumos? (2000-).
Título da publicação
Psicologia: Ciência e Profissão
Volume
32
Edição
Edição especial
Páginas
104-123
Data
2012
Abreviatura do periódico
Psicol. cienc. prof.
Idioma
Português
ISSN
1414-9893, 1982-3703
Data de acesso
27/09/2023 13:50
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Conselho Federal de Psicologia
Citation 'apa'
Barbosa, D. R. (2012). Contribuições para a construção da historiografia da Psicologia educacional e escolar no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 32(Edição especial), 104–123. https://doi.org/10.1590/S1414-98932012000500008
Citation 'abnt'
BARBOSA, D. R. Contribuições para a construção da historiografia da Psicologia educacional e escolar no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 32, n. Edição especial, p. 104–123, 2012.