Uma análise semiótico-fenomenológica das mensagens auto-reflexivas de filhos adultos de alcoolistas
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Hill, Elizabeth (Autor)
- Gauer, Gustavo (Autor)
- Gomes, William Barbosa (Autor)
Título
Uma análise semiótico-fenomenológica das mensagens auto-reflexivas de filhos adultos de alcoolistas
Resumo
O propósito deste estudo é interpretar as mensagens auto-reflexivas de filhos adultos de alcoolistas (FAA) por meio de uma análise semiótico-fenomenológica. O ser humano tem múltiplas percepções a respeito da miríade de fenômenos que ocorrem em relacionamentos consigo mesmo e com os outros. Confere-se a validade de tais percepções deslocando-se de um nível de percepção para outro, podendo então contemplar a percepção anterior. Em outras palavras, é preciso sair da floresta para poder observar as árvores. Continuando a metáfora, o FAA encontra dificuldade em sair da floresta. Para este estudo foram entrevistados seis FAAs. O procedimento de análise dos dados inicia com (1) a leitura da descrição das reações dos participantes da pesquisa a um excerto da biografia de um outro FAA, seguindo-se (2) a descoberta das mensagens auto-reflexivas dos participantes e (3) a interpretação de perspectivas diretas, metaperspectivas e meta-metaperspectivas das mensagens auto-reflexivas. Os resultados da análise corroboram o trabalho de psicólogos clínicos que têm identificado o mundo-vivido do FAA como um sistema fechado. De um ponto de vista pragmático, os resultados sugerem que as mensagens auto-reflexivas podem ser a chave que fecha e abre o sistema interacional defeituoso do FAA.
Título da publicação
Psicologia: Reflexão e Crítica
Volume
11
Páginas
93-115
Data
1998
Abreviatura do periódico
Psicol. Reflex. Crit.
Idioma
Português
ISSN
0102-7972, 1678-7153
Data de acesso
10/09/2024 19:57
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Citation 'apa'
Hill, E., Gauer, G., & Gomes, W. B. (1998). Uma análise semiótico-fenomenológica das mensagens auto-reflexivas de filhos adultos de alcoolistas. Psicologia: Reflexão e Crítica, 11, 93–115. https://doi.org/10.1590/S0102-79721998000100006
Citation 'abnt'
HILL, E.; GAUER, G.; GOMES, W. B. Uma análise semiótico-fenomenológica das mensagens auto-reflexivas de filhos adultos de alcoolistas. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 11, p. 93–115, 1998.
Ligação para este recurso