A narração da história da psicologia do desenvolvimento e da produção sobre a infância nos livros didáticos
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Gouvêa, Maria Cristina Soares de (Autor)
- Bahiense, Priscilla Nogueira (Autor)
Título
A narração da história da psicologia do desenvolvimento e da produção sobre a infância nos livros didáticos
Resumo
No presente trabalho procuramos analisar a apresentacao da constituição histórica da psicologia do desenvolvimento nos manuais de ensino da disciplina dirigidos ao ensino superior. Tendo em vista a afirmação histórica de uma escola centrada na criança/aluno, os cursos de formação inicial e continuada conferiram destaque ao estudo dos processos de desenvolvimento, da infância a idade adulta, tido como fundamental para a qualificação do educador e psicólogo escolar. Faz-se importante, portanto, compreender que saberes foram e são transmitidos no interior desta disciplina, com que estratégias e recursos didáticos. Ao realizarmos as análises, verificamos nos compêndios que a narrativa histórica mostra-se linear, centrada no registro dos principais autores e seus feitos. Não é estabelecida relação entre o processo de constituição da disciplina e os processos históricos mais amplos, nem é construída uma análise das condições de produção dos saberes, as tensões na afirmação do campo. Por outro, o relato evolutivo faz-se desvinculado de uma problematização histórica. Com isso, apresenta-se ao leitor, uma visão a - histórica da disciplina, que não permite relacionar o conhecimento produzido a seu percurso de construção e consolidação.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
20
Páginas
70-82
Data
2011-04-18
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
06/06/2024 22:48
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Gouvêa, M. C. S. de, & Bahiense, P. N. (2011). A narração da história da psicologia do desenvolvimento e da produção sobre a infância nos livros didáticos. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 20, 70–82. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6624/4198
Citation 'abnt'
GOUVÊA, M. C. S. DE; BAHIENSE, P. N. A narração da história da psicologia do desenvolvimento e da produção sobre a infância nos livros didáticos. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 20, p. 70–82, 18 abr. 2011.
Ligação para este recurso