Educação para a liberdade: um projeto de Helena Antipoff
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Pinto, Karina Pereira (Autor)
- Jacó-Vilela, Ana Maria (Autor)
Título
Educação para a liberdade: um projeto de Helena Antipoff
Resumo
O discurso político dos anos trinta (século XX) somado ao contexto médico-higienista permitiu a valorização da prática educacional como facilitadora da transformação social. O papel do professor era organizar classes homogêneas segundo a capacidade de aprendizagem e desenvolvimento mental das crianças, futuro do país. Neste contexto, a russa Helena Antipoff (1892-1974), convidada pelo governo de Minas Gerais para ensinar Psicologia Educacional na Escola de Aperfeiçoamento de Professores, destaca-se por sua diferente concepção de anormalidade. Através da análise de suasobservações, propõe uma nova abordagem, na qual o desempenho é marcado pelo contexto social, e passa a concentrar seu trabalho nas crianças marginalizadas. Influenciada pelas idéias de Jean-Jacques Rousseau e Johann Heinrich Pestalozzi, funda a Sociedade Pestalozzi (1932) e a Fazenda do Rosário (1940), instituições que trabalharam com estas crianças sob uma ótica multidisciplinar. Criadora do termo “excepcional”, Helena Antipoff ampliou as possibilidades educacionais para todos os brasileiros.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
1
Edição
0
Páginas
179-184
Data
29-07-2004
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Título curto
Educação para a liberdade
Data de acesso
01/09/2023 23:47
Catálogo de biblioteca
Direitos
Direitos autorais 2019 Mnemosine
Citation 'apa'
Pinto, K. P., & Jacó-Vilela, A. M. (2004). Educação para a liberdade: um projeto de Helena Antipoff. Mnemosine, 1(0), 179–184. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41353/pdf_22
Citation 'abnt'
PINTO, K. P.; JACÓ-VILELA, A. M. Educação para a liberdade: um projeto de Helena Antipoff. Mnemosine, v. 1, n. 0, p. 179–184, 29 jul. 2004.
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