Os primeiros trabalhos de Merleau-Ponty: convergência filosófica e “diplopia” metodológica
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Verissimo, Danilo Saretta (Autor)
Título
Os primeiros trabalhos de Merleau-Ponty: convergência filosófica e “diplopia” metodológica
Resumo
A discussão de diversos temas revelados nos primeiros trabalhos de Merleau-Ponty, trabalhos estes que possuem especial relevância em debates acerca dos fundamentos da psicologia, exige um exame da cumplicidade estratégica, do ponto de vista filosófico, entre A estrutura do comportamento e a Fenomenologia da percepção. É neste contexto que apresentamos o presente artigo. Trata-se de, a partir da prerrogativa dessa cumplicidade, expor uma leitura que dê destaque a questões primordiais para o delineamento da intenção filosófica do autor nesses dois livros. Malgrado a utilização de perspectivas metodológicas distintas, ambos fazem parte de um único projeto de trabalho. Inserem-se na discussão das antinomias cartesianas na filosofia e nas ciências e partem da delimitação de um mesmo problema, o da percepção, enquanto ponto de integração das duas ordens fundamentais do pensamento de Descartes: a alma e o corpo.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
19
Páginas
115-130
Data
2010-10-26
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
Os primeiros trabalhos de Merleau-Ponty
Data de acesso
06/06/2024 22:48
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Verissimo, D. S. (2010). Os primeiros trabalhos de Merleau-Ponty: convergência filosófica e “diplopia” metodológica. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 19, 115–130. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6577/4154
Citation 'abnt'
VERISSIMO, D. S. Os primeiros trabalhos de Merleau-Ponty: convergência filosófica e “diplopia” metodológica. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 19, p. 115–130, 26 out. 2010.
Ligação para este recurso