Diálogos epistolares como fontes para a História das Ciências: a correspondência de Miguel Rolando Covian
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Damasceno, Eneida Nogueira (Autor)
- Massimi, Marina (Autor)
Título
Diálogos epistolares como fontes para a História das Ciências: a correspondência de Miguel Rolando Covian
Resumo
É discutida neste trabalho a relevância do gênero correspondência epistolar enquanto fonte primária para a produção da História das Ciências. No caso específico deste artigo, dedicado à correspondência do neurofisiologista Miguel Rolando Covian, destacamos os campos da História da Medicina, da Psicologia e da Biologia. Abordamos também os aspectos jurídicos que protegem as correspondências epistolares como documentos pessoais, colocando-as sob a condição de restrição de acesso por determinado período de tempo, a partir de cuidados éticos pertinentes com relação às informações de caráter pessoal e íntimo que elas contêm. Nesse sentido, a preservação destes documentos em condições adequadas para que resistam ao tempo se faz impositiva. Cartas levam em seu conteúdo não só informações sobre seus correspondentes, mas também fragmentos de sua época, resultando, assim, em um gênero de fonte multidisciplinar.
Título da publicação
Diálogos Possíveis
Volume
12
Edição
2
Páginas
79
Data
2013
Idioma
Português
ISSN
2447-9047
Título curto
Diálogos epistolares como fontes para a História das Ciências
Data de acesso
29/07/2024 17:04
Catálogo de biblioteca
revista.grupofaveni.com.br
Direitos
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Extra
Number: 2
Citation 'apa'
Damasceno, E. N., & Massimi, M. (2013). Diálogos epistolares como fontes para a História das Ciências: a correspondência de Miguel Rolando Covian. Diálogos Possíveis, 12(2), 79. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/363/346
Citation 'abnt'
DAMASCENO, E. N.; MASSIMI, M. Diálogos epistolares como fontes para a História das Ciências: a correspondência de Miguel Rolando Covian. Diálogos Possíveis, v. 12, n. 2, p. 79, 2013.
Ligação para este recurso