Diálogo entre os métodos educacionais de Paulo Freire e Carl Rogers

Tipo de recurso
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Título
Diálogo entre os métodos educacionais de Paulo Freire e Carl Rogers
Resumo
Paulo Freire foi um autor influente nos campos da Educação e da Psicologia, ao passo que Carl Rogers mencionou a obra "Pedagogia do Oprimido" para refletir os trabalhos terapêuticos grupais com minorias sociais exploradas. Objetivamos analisar teoricamente os métodos educacionais de Freire e Rogers, para estabelecer um diálogo comparativo entre ambos. Investigamos cada método conforme o seu objetivo, a problemática que lhe gerou e a operacionalização de sua proposta de aprendizagem. Estabelecemos, posteriormente, algumas interlocuções entre as duas perspectivas, ponderando suas convergências e divergências. Concluímos que ambos os métodos são ativos em suas propostas humanistas de aprendizagem pela experiência libertadora. Questionamos, entretanto, até que ponto um pode ser aplicado como ferramenta complementar do outro.
Título da publicação
Perspectivas em Psicologia
Volume
20
Edição
2
Páginas
110-126
Data
2016
Idioma
Português
ISSN
2237-6917
Data de acesso
23/09/2024 17:47
Catálogo de biblioteca
seer.ufu.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Perspectivas em Psicologia
Extra
Number: 2
Citation 'apa'
Castelo Branco, P. C., Monteiro, P. S., & Felix, L. M. (2016). Diálogo entre os métodos educacionais de Paulo Freire e Carl Rogers. Perspectivas em Psicologia, 20(2), 110–126. https://doi.org/10.14393//PPv20n2a2016-07
Citation 'abnt'
CASTELO BRANCO, P. C.; MONTEIRO, P. S.; FELIX, L. M. Diálogo entre os métodos educacionais de Paulo Freire e Carl Rogers. Perspectivas em Psicologia, v. 20, n. 2, p. 110–126, 2016.