O Brasil é a terra do pandeiro: um estudo das contribuições de diferentes expressões artísticas para a representação do samba e do carnaval como ícones nacionais

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Título
O Brasil é a terra do pandeiro: um estudo das contribuições de diferentes expressões artísticas para a representação do samba e do carnaval como ícones nacionais
Resumo
Nos estudos sobre a festa do Carnaval e a sobre a construção da Identidade Nacional na década de 1930, é comum a citação ao dirigismo cultural getulista, às ideologias de branqueamento, bem como à valorização da mestiçagem nesse período. A proposta deste artigo é trazer à baila como produções artísticas e culturais, como rádio, cinema, e o teatro de revista, pouco estudadas pela literatura histórica e antropológica, contribuíram para popularizarem e transformarem o samba e o carnaval como referências basilares para a construção da identidade brasileira. Outrossim, refletimos sobre a manutenção e atualização dessas comemorações coletivas através do tempo.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
28
Páginas
88-109
Data
24-04-2015
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
O Brasil é a terra do pandeiro
Data de acesso
09/06/2024 16:05
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Ericeira, R. C. dos S., & Jacó-Vilela, A. M. (2015). O Brasil é a terra do pandeiro: um estudo das contribuições de diferentes expressões artísticas para a representação do samba e do carnaval como ícones nacionais. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 28, 88–109. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6459/4046
Citation 'abnt'
ERICEIRA, R. C. DOS S.; JACÓ-VILELA, A. M. O Brasil é a terra do pandeiro: um estudo das contribuições de diferentes expressões artísticas para a representação do samba e do carnaval como ícones nacionais. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 28, p. 88–109, 24 abr. 2015.