Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Barbosa, Rejane Maria (Autor)
- Marinho-Araújo, Clasy Maria (Autor)
Título
Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas
Resumo
O presente artigo apresenta um panorama histórico da psicologia escolar no Brasil desde a transição do século XIX para o XX, com a formação dos primeiros laboratórios de psicologia para estudos de crianças com problemas de aprendizagem, constituídos, principalmente, a partir da influência norte-americana e francesa. Discutem-se, ainda, momentos posteriores de crise, localizados na década de 1980, e a busca por novas bases teórico-metodológicas para a atuação. O artigo está dividido em duas partes: em primeiro lugar, apresentam-se um panorama dos principais fatos históricos e dados de pesquisas acerca das concepções e da atuação em psicologia escolar no cenário brasileiro; posteriormente, discutem-se temas contemporâneos que emergiram a partir de um movimento de ressignificação das práticas de algumas ações que vêm sendo propostas a partir da década de 1990.
Título da publicação
Estudos de Psicologia (Campinas)
Volume
27
Páginas
393-402
Data
09-2010
Abreviatura do periódico
Estud. psicol. (Campinas)
Idioma
Português
ISSN
0103-166X, 1982-0275
Título curto
Psicologia escolar no Brasil
Data de acesso
29/09/2023 11:56
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Citation 'apa'
Barbosa, R. M., & Marinho-Araújo, C. M. (2010). Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas. Estudos de Psicologia (Campinas), 27, 393–402. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2010000300011
Citation 'abnt'
BARBOSA, R. M.; MARINHO-ARAÚJO, C. M. Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 27, p. 393–402, 2010.
Ligação para este recurso