Violências na escola: gestão de riscos e produção de saúde
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Almeida, Ueberson Ribeiro (Autor)
Título
Violências na escola: gestão de riscos e produção de saúde
Resumo
Este estudo analisa as lutas que os professores de uma escola pública têm colocado em curso no trabalho para o enfrentamento das formas de violência. A pesquisa foi realizada com duas professoras e um professor de Educação Física, com os trabalhadores do corpo técnico-administrativo, pedagógico e com o vigilante da escola. O estudo teve duração de 16 meses de intenso trabalho de campo. Produziu dados por meio de conversas informais, registros de reuniões pedagógicas, momentos de planejamento, observação de aulas de EF, entrevistas e registros no diário de campo. Opera com o conceito de atividade de Schwartz (2004), o qual a concebe como esfera das microgestões inteligentes da situação, dimensão das astúcias e da produção de “histórias” que imprimem suas marcas no trabalho. O estudo torna evidente que as “violências na escola” também podem ser produzidas “na” própria escola, sendo os docentes convocados a gerir os riscos produzidos.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
17
Edição
1
Páginas
314-331
Data
27-08-2021
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Título curto
Violências na escola
Data de acesso
30/05/2024 19:52
Catálogo de biblioteca
Direitos
Copyright (c) 2021 Mnemosine
Extra
Number: 1
Citation 'apa'
Almeida, U. R. (2021). Violências na escola: gestão de riscos e produção de saúde. Mnemosine, 17(1), 314–331. https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61855
Citation 'abnt'
ALMEIDA, U. R. Violências na escola: gestão de riscos e produção de saúde. Mnemosine, v. 17, n. 1, p. 314–331, 27 ago. 2021.
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