Luta armada na psicologia: prática de classe contra o terrorismo de Estado

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Título
Luta armada na psicologia: prática de classe contra o terrorismo de Estado
Resumo
Este artigo tem como objetivo retomar parte da historiografia sobre os psicólogos e estudantes de Psicologia que integraram agrupamentos armados contra o golpe de classe de 1964. Para tal, consideramos que o processo de desenvolvimento da Psicologia, enquanto ciência e profissão, mostra-se interligado nas múltiplas contradições da formação da classe trabalhadora brasileira. Partindo dos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético, recompomos, no plano ideal, parte do movimento real produzido pela ação daqueles sujeitos. Resgatamos as trajetórias das pessoas que participaram da luta armada contra o terrorismo de estado a partir de casos ilustrativos que nos mostram suas presenças em organizações políticas das quais fizeram parte. Para tal, reconstruímos este movimento a partir das publicações existentes. Concluímos que existe um elo entre a vanguarda da luta armada, com a presença de algumas frações da Psicologia, composta majoritariamente por sua juventude, e a construção contraditória dentro da própria profissão no Brasil. Ambos são momentos da totalidade da história da Psicologia, que mostra a maneira pela qual alguns importantes setores posicionaram-se na luta contra a ditadura civil-militar.
Título da publicação
Psicologia: Ciência e Profissão
Volume
37
Edição
Edição especial
Páginas
44-56
Data
2017
Abreviatura do periódico
Psicol. cienc. prof.
Idioma
Português
ISSN
1982-3703, 1414-9893
Título curto
Luta Armada na Psicologia
Data de acesso
27/09/2023 13:46
Catálogo de biblioteca
DOI.org (Crossref)
Citation 'apa'
Souza, J. A. M. de, & Jacó-Vilela, A. M. (2017). Luta armada na psicologia: prática de classe contra o terrorismo de Estado. Psicologia: Ciência e Profissão, 37(Edição especial), 44–56. https://doi.org/10.1590/1982-3703030002017
Citation 'abnt'
SOUZA, J. A. M. DE; JACÓ-VILELA, A. M. Luta armada na psicologia: prática de classe contra o terrorismo de Estado. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 37, n. Edição especial, p. 44–56, 2017.