Estudo sobre a relação entre antropologia e ética no pensamento personalista de Karol Wojtyla
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Brito, Sauro Santiago de (Autor)
- Candido, Marcos (Autor)
Título
Estudo sobre a relação entre antropologia e ética no pensamento personalista de Karol Wojtyla
Resumo
Este artigo tem como objetivo estudar a relação entre a antropologia e a ética no pensamento de Karol Wojtyla. A antropologia personalista de K. Wojtyla evidencia a relação ontológica entre o momento do ser e do agir, que, por sua vez, corresponde ao significado moral da relação entre a pessoa e a ação. Partindo da experiência humana, conforme indicação husserliana, será o estudo do ato a revelar a pessoa e o significado moral do agir humano. O caráter qualitativo desta pesquisa bibliográfica, baseado em obras e artigos publicados por K. Wojtyla e nos escritos de alguns de seus principais comentadores, permitirá, à luz das contribuições da fenomenologia e da tradição filosófica, contribuir também para o hodierno debate antropológico, tão necessário para fundamentar os estudos das ciências humanas e, ainda, para a superação da atual crise do homem, normalmente marcada por uma visão reducionista ou utilitarista sobre a pessoa humana, como será demonstrado.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
40
Páginas
1-21
Data
2023-09-11
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
09/06/2024 17:30
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2023 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Brito, S. S. de, & Candido, M. (2023). Estudo sobre a relação entre antropologia e ética no pensamento personalista de Karol Wojtyla. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 40, 1–21. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2023.40637
Citation 'abnt'
BRITO, S. S. DE; CANDIDO, M. Estudo sobre a relação entre antropologia e ética no pensamento personalista de Karol Wojtyla. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 40, p. 1–21, 11 set. 2023.
Ligação para este recurso