A participação da familia na escola

Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
Título
A participação da familia na escola
Resumo
Esta é uma reflexão sobre os programas viabilizados na rede pública de ensino fundamental que investem na parceria família-escola, com o propósito de melhorar a qualidade de suas ações educativas. Ao longo da História da Educação, no Brasil, temos observado que propostas como esta têm se alternado, não obstante a ausência dos resultados almejados. Para subsidiar nossas reflexões, recuperamos, dentre as idéias higienistas, o programa cuja intenção era debater sobre aspectos de higienização de problemas de toda a ordem (físicos, sociais, pedagógicos, morais), presentes no Brasil no início do século XX. Tais atividades, apesar do empenho de seus mentores, ao desconsiderar as contradições sociais fomentadoras da maior parte das dificuldades vivenciadas pelo segmento escolar, passam para a História como "mais um programa" cujos resultados deixam a desejar, seja no início do século XX seja no do século XXI.
Título da publicação
Cadernos de Educação
Volume
15
Edição
26
Páginas
201-222
Data
2006
Idioma
Português
ISSN
2178-079X
Data de acesso
25/09/2024 22:44
Catálogo de biblioteca
revistas.ufpel.edu.br
Direitos
Copyright (c)
Extra
Number: 26
Citation 'apa'
Boarini, M. L., & Martins, M. S. C. (2006). A participação da familia na escola. Cadernos de Educação, 15(26), 201–222. https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/5986/5268
Citation 'abnt'
BOARINI, M. L.; MARTINS, M. S. C. A participação da familia na escola. Cadernos de Educação, v. 15, n. 26, p. 201–222, 2006.