Relações entre o comportamento e a psique na obra de Machado de Assis
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Peres, Sávio Passafaro (Autor)
- Massimi, Marina (Contribuidor)
Título
Relações entre o comportamento e a psique na obra de Machado de Assis
Resumo
O objetivo deste trabalho consiste em compreender as concepções presentes na obra de Machado de Assis que dizem respeito à relação entre psique e comportamento. Para isso, selecionamos alguns contos, romances ou fragmentos de sua obra que se referem ao tema. Consideramos três diferentes níveis em que as idéias se encontram presentes na obra: nas descrições de estados subjetivos das personagens; nas exposições feitas pelos narradores e personagens acerca de motivos psicológicos; na estrutura da trama. As análises foram realizadas com base em alguns temas que se mostraram de grande importância na obra de Machado: em primeiro lugar, na relação entre consciente e inconsciente; em segundo, na noção de caráter; em terceiro lugar, na relação dinâmica homem-mundo, interior-exterior, consciência-circunstância. Buscamos ainda confrontar as idéias presentes na obra de Machado com a de outros pensadores, sobretudo psiquiatras e filósofos do século dezenove, a fim de contextualizar sua obra no âmbito cultural e intelectual de seu tempo. Ao se traçar tais relações, podemos contribuir para uma visão mais rica e complexa dos saberes psicológicos no Brasil no fim do séc. XIX e levantar algumas hipóteses sobre o posicionamento de Machado frente às idéias de seu tempo. Como resultado, destacamos o modo como o escritor desenvolve e articula em sua ficção a noção de inconsciente. Além disso, sua obra mostra-se um terreno privilegiado para uma representação mais complexa eunitária do ser humano, não apenas como ser psicológico, mas também como ser social, histórico, político, moral, biológico, em suma: o homem vivente. A ficção, justamente por mostrar as personagens no tempo e no espaço, revela como a consciência e os comportamentos se dão na dinâmica entre homem e mundo, e entre o homem e os outros homens. Além disso, Machado de Assis refletiu em sua obra a relação entre linguagem e a consciência. E foi mais longe ao explorar os limites da linguagem para se descrever a interioridade humana.
Tipo
Dissertação (Mestrado em Psicologia)
Universidade
Universidade de São Paulo
Lugar
Ribeirão Preto
Data
2006
Idioma
Português
Data de acesso
10/08/2024 15:20
Catálogo de biblioteca
repositorio.usp.br
Citation 'apa'
Peres, S. P. (2006). Relações entre o comportamento e a psique na obra de Machado de Assis [Dissertação (Mestrado em Psicologia), Universidade de São Paulo]. https://repositorio.usp.br/item/001564248
Citation 'abnt'
PERES, S. P. Relações entre o comportamento e a psique na obra de Machado de Assis. Dissertação (Mestrado em Psicologia)—Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo, 2006.
Ligação para este recurso