As fronteiras da finitude: um panorama do diálogo de Paul Tillich com a psicologia
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Silva, Gustavo Vieira da (Autor)
- Holanda, Adriano Furtado (Autor)
Título
As fronteiras da finitude: um panorama do diálogo de Paul Tillich com a psicologia
Resumo
O pensamento do teólogo protestante Paul Tillich é caracterizado por uma perspectiva interdisciplinar. Uma das interfaces mais importantes em seu pensamento é entre a religião e a psicologia. Ele interpretou as obras de diversos psicólogos e utilizou a ciência psicológica em seus construtos teológicos. Além disso, ele participou das reuniões do New York Psychology Group, debatendo com importantes pesquisadores de sua época. O artigo apresenta o diálogo de Tillich com a psicanálise freudiana, com Erich Fromm, Carl Rogers e Rollo May. Por fim, discutem-se as fronteiras entre psicologia e religião no que se refere ao campo teórico e prático do psicoterapeuta e do líder religioso.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
18
Páginas
68-83
Data
2010-04-23
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
As fronteiras da finitude
Data de acesso
06/06/2024 22:48
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Silva, G. V. da, & Holanda, A. F. (2010). As fronteiras da finitude: um panorama do diálogo de Paul Tillich com a psicologia. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 18, 68–83. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6640/4214
Citation 'abnt'
SILVA, G. V. DA; HOLANDA, A. F. As fronteiras da finitude: um panorama do diálogo de Paul Tillich com a psicologia. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 18, p. 68–83, 23 abr. 2010.
Ligação para este recurso