Investigando em História da Psicologia: contribuições metodológicas

Tipo de recurso
Título
Investigando em História da Psicologia: contribuições metodológicas
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar discussões metodológicas acerca da pesquisa em História da Psicologia. Utiliza como eixo norteador da compreensão de história as perspectivas teóricas e metodológicas da Nova História. Esta, em sua crítica à história tradicional, propõe a análise das condições de construção dos fatos. Uma de suas consequências foi a ampliação do campo do documento histórico, com a utilização de outras fontes que não os textos oficiais. Na História da Psicologia, essa ampliação significou a preocupação com o caráter científico das pesquisas históricas e a reflexão sobre os modos de pensar e fazer Psicologia, considerando o contexto e as vozes daqueles que ajudaram a construi-la enquanto conhecimento e prática profissional. No caso do Brasil, diferentes iniciativas e laboratórios têm reafirmado a importância do debate sobre a organização sistemática e análise cuidadosa do material de pesquisa. Aqui são referidos brevemente alguns exemplos de investigação para demonstração deste tipo de proposta.
Título da publicação
Interacciones
Volume
2
Edição
2
Páginas
123-134
Data
2016
Idioma
Português
Título curto
Investigando em História da Psicologia
Data de acesso
10/11/2024 19:48
Catálogo de biblioteca
Citation 'apa'
Jacó-Vilela, A. M., Espírito-Santo, A. A. do, Degani-Carneiro, F., Goes, L. de O., & Vasconcellos, M. (2016). Investigando em História da Psicologia: contribuições metodológicas. Interacciones, 2(2), 123–134. http://ojs.revistainteracciones.com/index.php/ojs/article/view/39/html
Citation 'abnt'
JACÓ-VILELA, A. M. et al. Investigando em História da Psicologia: contribuições metodológicas. Interacciones, v. 2, n. 2, p. 123–134, 2016.