O passado e o futuro da psicologia experimental: contribuições de Fechner, Wundt e James
Tipo de recurso
            
        Autor ou contribuidor
                    - Araújo, Saulo de Freitas (Autor)
 
Título
            O passado e o futuro da psicologia experimental: contribuições de Fechner, Wundt e James
        Resumo
            Tanto a ideia de uma psicologia experimental quanto a realização de experimentos psicológicos já estão presentes no século 18. Contudo, é no século 19, primeiramente nas universidades alemãs, que a psicologia experimental adquire um novo estatuto, marcando fortemente a identidade da nova psicologia. O objetivo do presente artigo é apresentar uma reflexão de caráter histórico-filosófico sobre a natureza da psicologia experimental, com base nas contribuições de Fechner, Wundt e James. Depois de apresentar sua dimensão histórica, discutimos sua relação com a psicologia experimental contemporânea, no sentido de esclarecer se elas podem iluminar de alguma forma seu caminho futuro. Concluímos que um diálogo efetivo depende da modificação de certas condições estruturais do modelo atual de formação do psicólogo.
        Título da publicação
            Revista Psicologia em Pesquisa
        Volume
            14
        Edição
            3
        Páginas
            23-43
        Data
            04-10-2020
        Abreviatura do periódico
            Psipesq
        Idioma
            Português
        ISSN
            1982-1247
        Título curto
            O passado e o futuro da psicologia experimental
        Data de acesso
            28/08/2023 12:23
        Catálogo de biblioteca
            DOI.org (Crossref)
        Citation apa
            Araújo, S. de F. (2020). O passado e o futuro da psicologia experimental: contribuições de Fechner, Wundt e James. Revista Psicologia em Pesquisa, 14(3), 23–43. https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.30297
Citation abnt
            ARAÚJO, S. DE F. O passado e o futuro da psicologia experimental: contribuições de Fechner, Wundt e James. Revista Psicologia em Pesquisa, v. 14, n. 3, p. 23–43, 10 abr. 2020. 
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