“Problemáticos ou invisíveis”: o imaginário coletivo de idosos sobre adolescentes

Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
Título
“Problemáticos ou invisíveis”: o imaginário coletivo de idosos sobre adolescentes
Resumo
A presente pesquisa investiga o imaginário coletivo de idosos sobre adolescentes, inserindo-se entre estudos qualitativos que vêm detectando formas sutis de preconceitos contra grupos pouco reconhecidos como alvos, tais como adolescentes e pessoas adotadas. Alinha-se segundo referencial psicanalítico intersubjetivo, que compreende que o método psicanalítico se funda sobre a adoção de uma atitude fenomenológica e demanda a consideração dos contextos vinculares e socioculturais nos quais os fenômenos estudados têm lugar. A realização de entrevistas individuais de seis idosos, residentes em zona urbana de uma cidade de interior, organizadas ao redor do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema, permitiu a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional: ”Seres Problemáticos” e “Seres Negados”. O quadro geral indica que prevalecem imaginários preconceituosos, apontando para uma questão social e culturalmente relevante que requer transformações tendo em vista a criação de relações mais solidárias e construtivas entre as gerações.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
31
Páginas
259-275
Data
01-10-2016
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
“Problemáticos ou invisíveis”
Data de acesso
09/06/2024 16:59
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Assis, N. D. P. de, Aiello-Fernandes, R., & Aiello-Vaisberg, T. (2016). “Problemáticos ou invisíveis”: o imaginário coletivo de idosos sobre adolescentes. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 31, 259–275. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6439/4026
Citation 'abnt'
ASSIS, N. D. P. DE; AIELLO-FERNANDES, R.; AIELLO-VAISBERG, T. “Problemáticos ou invisíveis”: o imaginário coletivo de idosos sobre adolescentes. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 31, p. 259–275, 10 jan. 2016.