Autismo: história de um quadro e o quadro de uma história
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Bialer, Marina (Autor)
- Voltolini, Rinaldo (Autor)
Título
Autismo: história de um quadro e o quadro de uma história
Resumo
Com o crescente interesse público pela questão do autismo, assistimos a uma torção importante do debate que caracteriza esse tema. Inicialmente reduzida ao campo científico - em geral médico - a questão do autismo se viu progressivamente encampada por diferentes agentes, sobretudo pelos próprios autistas, cujas contribuições ampliaram muito o que podemos saber hoje sobre o autismo. Com o termo narrativas do autismo, tivemos como proposta neste artigo demonstrar a riqueza dos aportes desses novos saberes para o debate científico e político sobre a questão, bem como demonstrar o risco dela permanecer encapsulada e restrita ao campo estritamente científico. Para tanto, passamos pela história do conceito ressaltando como nela se pode ver o quanto o percurso científico vai sendo afetado, enriquecido por influência desses outros agentes e o valor de se tomar em consideração as diversas narrativas sobre o autismo. Situar a diversidade dessas narrativas não tem como objetivo apenas retomar uma posição plural e aberta contra outra exclusiva e restritiva, mas, antes, de colocar em curso o que pode acontecer ao debate científico quando ele não se fecha demasiadamente sobre a tendência objetivante própria a organização do discurso científico.
Título da publicação
Psicologia em Estudo
Volume
27
Páginas
1-13
Data
2022-03-16
Abreviatura do periódico
Psicol. Estud.
Idioma
Português
ISSN
1413-7372, 1807-0329
Título curto
AUTISMO
Data de acesso
30/10/2024 22:05
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Universidade Estadual de Maringá
Citation 'apa'
Bialer, M., & Voltolini, R. (2022). Autismo: história de um quadro e o quadro de uma história. Psicologia em Estudo, 27, 1–13. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v27i0.45865
Citation 'abnt'
BIALER, M.; VOLTOLINI, R. Autismo: história de um quadro e o quadro de uma história. Psicologia em Estudo, v. 27, p. 1–13, 16 mar. 2022.
Ligação para este recurso