O que é bem-estar subjetivo? Análise crítica do artigo "subjective well-being de Ed Diener"
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Sewaybricker, Luciano Espósito (Autor)
- Massola, Gustavo (Autor)
Título
O que é bem-estar subjetivo? Análise crítica do artigo "subjective well-being de Ed Diener"
Resumo
O artigo de Ed Diener “Bem-Estar Subjetivo”, fundamental para a consolidação desse objeto na Psicologia Positiva, foi analisado criticamente em sua consistência interna e em sua influência para essa nova área. Cada bloco textual do artigo foi avaliado quanto a sua fragilidade segundo três categorias: consideração teórico-filosófica, definição do conceito e suas partes, referências bibliográficas. Como resultado, destacamos que Bem-Estar Subjetivo (BES) e Felicidade são fragilmente definidos no artigo, dando margem a ambíguas interpretações que se prolongam até o presente; importantes perguntas, como a diferença entre a melhor vida e a vida boa, são ignoradas; importantes referências bibliográficas são utilizadas inconsistentemente. Todavia, reconhece-se que as fragilidades identificadas no artigo são coerentes com o projeto da Psicologia Positiva: enfatizar aquilo que é mensurável ao custo do rigor. Recomenda-se que pesquisas sobre BES resgatem a história dos conceitos centrais a fim de reconhecer seus próprios limites e solucionar problemas éticos do campo.
Título da publicação
Psicologia & Sociedade
Volume
34
Páginas
1-15
Data
2023-03-10
Abreviatura do periódico
Psicol. Soc.
Idioma
Português
ISSN
1807-0310
Título curto
O que é bem-estar subjetivo?
Data de acesso
30/10/2024 22:04
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Associação Brasileira de Psicologia Social
Citation 'apa'
Sewaybricker, L. E., & Massola, G. (2023). O que é bem-estar subjetivo? Análise crítica do artigo “subjective well-being de Ed Diener”. Psicologia & Sociedade, 34, 1–15. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2022v34258310
Citation 'abnt'
SEWAYBRICKER, L. E.; MASSOLA, G. O que é bem-estar subjetivo? Análise crítica do artigo “subjective well-being de Ed Diener”. Psicologia & Sociedade, v. 34, p. 1–15, 10 mar. 2023.
Ligação para este recurso