Com quantas redes se escreve uma história da Daseinsanalyse?
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Ferreira, Arthur Arruda Leal (Autor)
- Pegden, Raphael Thomas Ferreira Mendes (Autor)
Título
Com quantas redes se escreve uma história da Daseinsanalyse?
Resumo
O presente artigo pretende pensar a história do movimento daseinsanalítico problematizando sua prática a partir da rede que a constitui. Dessa forma, nos apropriamos de alguns dispositivos conceituais desenvolvidos no pensamento da Teoria Ator Redede Bruno Latour e no da Epistemologia Políticade Stengers e Despret. Refletindo sobre a controvérsia teórica que existiu entre Binswanger e Boss, o objetivo deste trabalho é identificar algumas relações, que constituem a rede deste saber psicológico (a Daseinsanalyse). Estas seriam pensados a partir dos modos de afetação e coafetação (dóceis ou recalcitrantes). Os frutos deste breve estudo miram esclarecer basicamente como um saber psicológico (a Daseinsanalyse) se modula e se sustenta, não tanto pelo seu corpo teórico, mas antes pelas formas de articulação entre os seus diversos atores.
Título da publicação
Summa Psicológica
Volume
12
Páginas
17-26
Data
2015
Idioma
Português
Título curto
Com quantas redes se escreve uma história da Daseinsanalyse?
Data de acesso
09/07/2024 20:27
Catálogo de biblioteca
summapsicologica.cl
Citation 'apa'
Ferreira, A. A. L., & Pegden, R. T. F. M. (2015). Com quantas redes se escreve uma história da Daseinsanalyse? Summa Psicológica, 12, 17–26. https://summapsicologica.cl/index.php/summa/article/view/235
Citation 'abnt'
FERREIRA, A. A. L.; PEGDEN, R. T. F. M. Com quantas redes se escreve uma história da Daseinsanalyse? Summa Psicológica, v. 12, p. 17–26, 2015.
Ligação para este recurso