Uma metodologia para a pesquisa do domínio social histórico
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Machado, Marília Novais da Mata (Autor)
Título
Uma metodologia para a pesquisa do domínio social histórico
Resumo
No artigo, o domínio social histórico é definido, acompanhando o pensamento de C. Castoriadis, segundo duas dimensões, uma determinista e outra imaginária. Argumentase que toda pesquisa que se atém apenas a uma das dimensões permanece incompleta. Mostra-se como a noção de formação discursiva pode ser útil em investigações que adotam uma abordagem social histórica, contribuindo com uma teoria e com um instrumento metodológico, a análise do discurso. O exemplo de um trabalho de pesquisa desenvolvido pela autora sobre um tema específico, o discurso da eqüidade e da desigualdade sociais, mostra a utilização de uma metodologia para a pesquisa do domínio social histórico fundamentada na noção de formação discursiva.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
9
Páginas
57-64
Data
01-10-2005
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
06/06/2024 22:44
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Machado, M. N. da M. (2005). Uma metodologia para a pesquisa do domínio social histórico. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 9, 57–64. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6746/4319
Citation 'abnt'
MACHADO, M. N. DA M. Uma metodologia para a pesquisa do domínio social histórico. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 9, p. 57–64, 10 jan. 2005.
Ligação para este recurso