Redesenhando fronteiras entre surdos e ouvintes: a inclusão escolar
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Mascarenhas, Luiza Teles (Autor)
- Moraes, Márcia Oliveira (Autor)
Título
Redesenhando fronteiras entre surdos e ouvintes: a inclusão escolar
Resumo
O artigo visa acompanhar alguns desafios presentes em uma escola pública regular no processo de inclusão escolar de alunos surdos. Apresentamos, de um lado, posicionamento ético, político e epistemológico contra as tentativas de classificação da vida e, de outro lado, a afirmação da potência dos encontros entre surdos e ouvintes. Observamos que ainda hoje há um projeto político de inclusão baseado em referenciais normativos, no qual as diferenças são desqualificadas. Enfatizamos a importância da Libras e do intérprete nos contextos educativos, a relevância da comunicação entre surdos e ouvintes num ambiente onde circulam duas línguas completamente distintas: a Libras e o Português.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
11
Edição
2
Páginas
261-283
Data
08-12-2015
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Título curto
Redesenhando fronteiras entre surdos e ouvintes
Data de acesso
30/05/2024 19:44
Catálogo de biblioteca
Direitos
Copyright (c) 2019 Mnemosine
Extra
Number: 2
Citation 'apa'
Mascarenhas, L. T., & Moraes, M. O. (2015). Redesenhando fronteiras entre surdos e ouvintes: a inclusão escolar. Mnemosine, 11(2), 261–283. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41597/28866
Citation 'abnt'
MASCARENHAS, L. T.; MORAES, M. O. Redesenhando fronteiras entre surdos e ouvintes: a inclusão escolar. Mnemosine, v. 11, n. 2, p. 261–283, 12 ago. 2015.
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