Imaginação e memória nos sermões de Antonio Vieira
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Gontijo, Sandro Rodrigues (Autor)
- Massimi, Marina (Contribuidor)
Título
Imaginação e memória nos sermões de Antonio Vieira
Resumo
A cultura ocidental concebeu a interioridade do ser humano de vários modos segundo o clima cultural e o período histórico. No período colonial, a oratória religiosa oferece uma rica matriz para o estudo de saberes psicológicos veiculados na época. A cultura do século XVII, rotulada como barroco é uma cultura de persuasão, sendo a pregação religiosa o meio de comunicação de massa privilegiado. O objetivo desta dissertação é geral realizar uma reconstrução histórica dos saberes psicológicos contidos nos sermões do jesuíta Antônio Vieira (1608-1697). Procuramos descrever e analisar os conceitos de imaginação e memória e outros conceitos a eles relacionados. Utilizamos como fonte primária a obra de sermões publicada pelo jesuíta em edição moderna. A partir de elementos teóricos retirados seja da História Cultura, seja da História da psicologia, buscamos identificar o contexto de produção e as apropriações feitas pelos sujeitos dos conceitos evidenciados. A leitura dos sermões foi feita a partir da hipótese da unidade teológico-retórico-política de sua matriz sacramental proposta por Alcir Pécora. Os sermões estão embebidos em uma matriz epistêmica de orientação aristotélico-tomista. Trata-se de uma psicologia filosófica que remonta ao mundo helênico, porém no século XVII é perpassada pelo humanismo e cristianismo. Nesta concepção há tanto uma visão de homem (uma antropologia filosófica cristã), como um modelo de funcionamento do que poderíamos chamar de psiquismo, identificado com o termo alma. Segundo o pressuposto da época, potências internas e externas, paixões, apetites, vontade, intelecto e espírito são os elementos que compõem a alma. Imaginação e memória tem influência preponderante nesta dinâmica e no processo persuasivo.
Tipo
Dissertação (Mestrado em Psicologia)
Universidade
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
Lugar
Ribeirão Preto
Data
2011-03-22
# de páginas
103
Idioma
Português
Data de acesso
10/08/2024 14:23
Catálogo de biblioteca
teses.usp.br
Extra
Citation 'apa'
Gontijo, S. R. (2011). Imaginação e memória nos sermões de Antonio Vieira [Dissertação (Mestrado em Psicologia), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo]. https://doi.org/10.11606/D.59.2011.tde-21102013-161433
Citation 'abnt'
GONTIJO, S. R. Imaginação e memória nos sermões de Antonio Vieira. Dissertação (Mestrado em Psicologia)—Ribeirão Preto: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 22 mar. 2011.
Ligação para este recurso