Compensação e deficiência no pensamento de Alfred Adler (1870-1937)
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Leal, Daniela (Autor)
- Antunes, Mitsuko Aparecida Makino (Autor)
Título
Compensação e deficiência no pensamento de Alfred Adler (1870-1937)
Resumo
Por volta do ano de 1907, Alfred Adler descreveu pela primeira vez o conceito de compensação ao expor sua teoria sobre o sentimento de inferioridade. Para ele, o estudo sobre a compensação psíquica foi o ponto de partida para novas questões sobre as relações entre indivíduo, família, sociedade, corpo e alma no âmbito da psicologia individual. No que se refere especificamente à deficiência, pode-se dizer que sua teoria permitiu criar novos caminhos para que fossem superadas as concepções pautadas na perspectiva da insuficiência, para se pensar em uma relação desenvolvimento-aprendizagem mais efetiva. Para tanto, objetiva-se, neste artigo, baseado em pesquisa de cunho histórico, de natureza documental, tendo como principal fonte de dados os escritos de Adler, apoiados por alguns de seus comentadores, apresentar um estudo sobre a teoria adleriana, o conceito de compensação e sua importância para a psicologia da educação, particularmente no que diz respeito à compreensão da deficiência e à intervenção pedagógica.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
29
Páginas
13-33
Data
01-10-2015
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
09/06/2024 16:05
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Leal, D., & Antunes, M. A. M. (2015). Compensação e deficiência no pensamento de Alfred Adler (1870-1937). Memorandum: Memória e História em Psicologia, 29, 13–33. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/15286/26153
Citation 'abnt'
LEAL, D.; ANTUNES, M. A. M. Compensação e deficiência no pensamento de Alfred Adler (1870-1937). Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 29, p. 13–33, 10 jan. 2015.
Ligação para este recurso