O que pode uma reforma de ensino: os efeitos no cotidiano docente no contexto dos Governos do PT em Chapeco-Sc
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Bastos, Christina Pinto da Silva (Autor)
- Rodrigues, Heliana de Barros Conde (Contribuidor)
Título
O que pode uma reforma de ensino: os efeitos no cotidiano docente no contexto dos Governos do PT em Chapeco-Sc
Resumo
Esta tese versa sobre a história da implantação de uma reforma de ensino implementada durante dois governos petistas no município de Chapecó, Santa Catarina. No desenvolvimento do texto busco, a partir das falas coletadas em entrevistas realizadas com professoras, analisar os efeitos produzidos no cotidiano docente a partir da referida reforma. Inicio o trabalho apresentando diversos momentos da história política e educacional brasileiros nos quais diferentes reformas de ensino foram realizadas, apontando as inter-relações existentes entre as políticas governamentais e as políticas de educação. Em seguida, apresento o cenário específico Chapecó no qual ocorreu a reforma estudada. Neste ponto procuro apresentar a constituição política do município e discutir a novidade que um governo, considerado progressista, pode trazer para o campo da educação. Ao final analiso as entrevistas apontando e discutindo os efeitos que a reforma do ensino provocou, a partir das considerações feitas pelas professoras. Partindo de uma perspectiva transdisciplinar busco, auxiliada por referências das ciências humanas e sociais (política, história, sociologia, economia, psicologia) e da filosofia da diferença, compor um dispositivo metodológico que abarque a complexidade da temática proposta. Concluo o trabalho considerando que os efeitos produzidos pela citada reforma de ensino foram variados e só devem ser considerados em sua provisoriedade.
Tipo
Tese (Doutorado em Psicologia Social)
Universidade
Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Lugar
Rio de Janeiro
Data
2008-04-28
# de páginas
169
Idioma
Português
Título curto
O que pode uma reforma de ensino
Data de acesso
08/07/2024 16:38
Catálogo de biblioteca
Extra
Accepted: 2021-01-07T18:33:34Z
Publisher: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Citation 'apa'
Bastos, C. P. da S. (2008). O que pode uma reforma de ensino: os efeitos no cotidiano docente no contexto dos Governos do PT em Chapeco-Sc [Tese (Doutorado em Psicologia Social), Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro]. https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/15059/1/Tese_Christina%20Bastos.pdf
Citation 'abnt'
BASTOS, C. P. DA S. O que pode uma reforma de ensino: os efeitos no cotidiano docente no contexto dos Governos do PT em Chapeco-Sc. Tese (Doutorado em Psicologia Social)—Rio de Janeiro: Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 28 abr. 2008.
Ligação para este recurso